Benefícios da mangaba para sua saúde


A mangaba é um fruto comum nas regiões tropicais brasileiras, como o litoral nordestino, originado na árvore mangabeira. São inúmeros os benefícios da mangaba, cujo nome de origem indígena significa “fruto bom de comer”. A mangaba tem polpa esbranquiçada e é bastante parecida com frutas como a pêra e principalmente o pêssego devido a sua coloração, mas é menor, tendo o tamanho de uma ameixa.

Mesmo sendo tantos os benefícios da mangaba, essa fruta está em risco de desaparecer por causa do desmatamento em locais em que são cultivadas, já que as regiões em que as árvores costumam crescer estão sendo substituídas por empreendimentos imobiliários e por plantações de cana de açúcar.

Benefícios da mangaba

A mangaba é um fruto muito nutritivo. Os benefícios da mangaba estão relacionados às suas propriedades nutricionais, que fazem dela um ótimo alimento para ajudar a manter uma vida saudável. Além de ser fonte de fibras, é rica em minerais como ferro, fósforo e cálcio e também tem as vitaminas A, C, B1 e B2.

Confira mais benefícios da mangaba

• Por ter muita vitamina C, é ótima para a imunidade e alivia sintomas da gripe e de resfriados;
• Ajuda a regular o colesterol;
• Auxilia diabéticos a manterem níveis normais de glicose no sangue;
• Atua como laxante;
• Indicado para ajudar no tratamento de problemas no rim, fígado e baço;
• O chá das folhas de mangaba ameniza cólicas menstruais;

• Auxilia no tratamento de hipertensão, pois o chá das suas folhas ajuda a regular a pressão arterial para um nível normal;
• O chá feito da casca é muito bom para o fígado;
• Atua como um ótimo protetor para o coração, devido aos seus nutrientes, ajudando o sistema cardiovascular a funcionar adequadamente;
• O suco da mangaba ajuda a tratar úlceras e tuberculose;
• Tem ação digestiva.

Com tantas propriedades positivas, a maioria das pessoas pode tirar proveito dos benefícios da mangaba.

Beneficios da mangaba

Benefícios da mangaba

Como consumir para ter os benefícios da mangaba

Você pode conseguir os benefícios da mangaba ingerindo o fruto maduro in natura. Também é possível fazer geleias, sucos, licores, vinho, sorvetes, compotas e outros tipos de alimentos, sendo muito utilizada pela indústria alimentícia para esses fins. Todas as partes da mangaba podem ser aproveitadas de alguma forma.

Outra forma de consumo que preserva os benefícios da mangaba é o chá. Ele pode ser feito das cascas e até das folhas e talos da árvore, partes bastante usadas para fins medicinais.

Para fazer o chá, basta ferver meio litro de água, acrescentar duas colheres de sopa da casca da fruta e deixar ferver por mais 10 minutos. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe a bebida descansar por 10 minutos. Aí é só coar e tomar. Recomenda-se tomar entre duas e três xícaras do chá bem gelado por dia.

São muitos os benefícios da mangaba, mas é preciso ficar atento ao ingerir esse alimento, pois a mangaba deve ser consumida somente quando estiver madura (de cor amarela misturada a tons vermelhos), caso contrário, pode causar sérios problemas para a saúde.